sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Afinal, o Sociopata Tem Jeito?

“O psicopata não tem uma psicopatia, no sentido de quem tem uma tuberculose, ou algo transitório, mas ele é um psicopata. Psicopata é uma maneira de ser no mundo, é uma maneira de ser estável.” Schineider

“É mais sensato falarmos em ajuda e tratamento para as vítimas dos psicopatas do que para eles mesmos.” Ana Beatriz Barbosa

A opinião da maioria dos especialistas é que, diferentemente dos indivíduos portadores de outros transtornos psiquiátricos (como esquizofrenia, ansiedade, distúrbio bipolar ou depressão), sociopatas não podem ser ajudados, nem por meio de psicoterapia nem através do uso de medicamentos. Em realidade, para o sucesso no tratamento de qualquer transtorno psicológico/psiquiátrico, é fundamental que o paciente sinta a necessidade de mudança. O sociopata, contudo, carece desse desejo; ele é bastante satisfeito em ser como é.

Quando submetido a algum tipo de psicoterapia, é mais provável que se utilize das informações obtidas nas sessões para aperfeiçoar seu jogo de manipulação e sedução. Sociopatas incorporam os jargões aprendidos e tornam-se mais e mais capazes de ludibriar e fazer o mal.Podem, contudo, dissimular seu verdadeiro caráter, para obter vantagens imediatas, como redução da pena ou obtenção de liberdade condicional, como já dissemos. O tempo, entretanto, trará à luz suas falcatruas de praxe.

3 comentários:

  1. Eu tenho uma filha de 27 anos que não sabe mais o que é falar a "verdade". Ela mente por prazer e faz toda a familia sofrer. Ela já teve internada em uma clinica de tratamento psiquiatrica passou 57 dias foi liberada pq ela garantiu para os psicologos, psiquiatra e para mim que ia
    se corrigir e que reconheceu a gravidade das mentira .Ela toma remedio fortissimos que é Depakote para.humor;Donaren;sertralina e rivoltril e não vejo melhora nas mentitas. A mentira mais recente, ela me disse que iria a Gramado fazer um curso de direito porque ela é formada em direito e eu falei que iria com e fui e era só mentira, ela tinha feito pacote para conhecer Gramado. Se eu não tivesse ido, ela ia confirmar que tinha feito o seminário. E essas mentiras estão desequilibrando toda a familia e não sei o que fazer. Me ajudem, me orientam. Ela está em tratamento com uma psicologo e um psiquiatra em Brasila,mas, não vejo mudança. Ela manipuladora,teatral,agressiva. Se nós pais e irmã disser um NÃO, se zanga e diz que vai morar sozinha. Todas as vezes que namora,inventa para o namorado que está gravida, só que o filho não aparece e já casou 02 vezes porque fala que está gravida.

    ResponderExcluir
  2. sei como é que é viver em um lar rodeado de psicopatas,digo irmã,sua filha...a mocréia é de uma maldade tão desconcertante,que passei os primeiros vinte anos de vida achando q tinha uma certa alergia a certas coisinhas,alimentos,animais,deixava ela me levar ao médico sempre,o errado...quando na realidade ela me manipulava,escondia de fato q possuia herpes tipo 2,do qual adiquiri quando garotinho,pois fui vítima de abusos sexuaias na infância...maldita,acobertando estupro...me fazendo crer q meu comportamento decorrente de tal infâmia,era minha culpa,só monha....comecei á usar drogas,andar sozinho, e por incrível q pareça,a mocréia ainda plantou boatos pela vizinhança de q qndo se tratava de falar á meu resspeito,fu rotulado como monstro,maníaco...como se a culpa fosse minha...as vzs tenho vontade de acabar com a festa dela...contei ao meu pai,e ele nunca acredita em mim...e estou vendo q a filha dela,minha sobrinha está trilhando os mesmos passos,mentiras,teatro,agressividade,avareza...descaso com os sentimentos alheios...o q eu faço?...me ajudem?....(gustavo paiva-rio branco acre)

    ResponderExcluir
  3. Se hai mai avuto dubbi sull'incredibile,orologi replica improbabile ascesa di New York City e se non hai mai saputo che è uscito da un casino paludoso, questo è un articolo da leggere al 100% per te.rolex replica Che sia ben progettato è anche un ulteriore vantaggio.

    ResponderExcluir