quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Identificando um Sociopata da Vida Real

Sociopatas são indivíduos que se caracterizam por aversão à estrutura social vigente e às obrigações que dela advêm, apresentando falta de consideração para com os sentimentos alheios.

Como dissemos, o Dr. Robert desenvolveu um checklist que consta de 20 itens. Cada um deles deve ser graduado com uma pontuação, que vai de 0 (quando não é aplicável ao indivíduo examinado) até 2 (quando é perfeitamente aplicável a ele). Quanto maior a pontuação somada, maior a caracterização de uma pessoa como tendo traços de personalidade psicopática. Robert Hercz afirma em seu artigo The Psychopath Among Us que, num estudo realizado entre indivíduos agressores, detentos na América do Norte, a média de pontuação pelo PCL era de 23.3.

Na realidade, a psicopatia pode se manifestar desde formas leves, representadas por indivíduos que importunam e enganam as pessoas ao seu redor, até as mais graves, encarnadas por autores de crimes hediondos em série. Seu diagnóstico só pode ser dado por médicos ou psicólogos devidamente treinados para tal.

Por outro lado, concordamos com o Dr. Hare, quando afirma: “Medidas e categorizações são obviamente fundamentais em qualquer campo da ciência, mas as implicações de estar apto para identificar sociopatas são mais práticas do que acadêmicas. Trocando em miúdos, se formos incapazes de identificá-los, estamos fadados a nos tornarmos suas vítimas, tanto como indivíduos quanto como em sociedade.”

Portanto, nós desencorajamos que leigos saiam por aí tachando as pessoas que conhecem de psicopatas. Lembramos que o ato de diagnosticar uma entidade, seja ela orgânica ou comportamental, só é permitido a profissionais legalmente habilitados. Em contrapartida, incentivamos que nossos leitores fiquem a par dos sinais de alerta para a sociopatia e todas as suas nuances, tornando-se assim aptos a identificar suspeitos para poderem se defender a tempo.

Antes de analisar os sinais de alerta, convém citarmos as palavras de Dra. Martha Stout, professora da escola de medicina da Universidade de Harvard. Em entrevista à rede de televisão CNN, falando para leigos, ela comentou: “Um psicopata não tem que preencher 100% dos critérios para ser considerado como tal. Penso eu que três ou mais características já levantam forte suspeita de que estamos lidando com um indivíduo assim.”

Vamos agora aos sinais de alerta:

  1. Desembaraço e Charme Acima da Média
  2. Sentimentos Insuflados de Importância Pessoal
  3. Busca por Estimulação/Sensibilidade à Monotonia
  4. Inteligência Acima da Média
  5. Ausência de Remorso ou Culpa
  6. Habilidade para Mentir [Mentira Patológica]
  7. Manipulação e Chantagem
  8. Ausência de Empatia com os Outros
  9. Controles Comportamentais Precários
  10. Promiscuidade Sexual
  11. Problemas Graves de Comportamento na Infância e ou Delinqüência Juvenil
  12. Impulsividade
  13. Irresponsabilidade e Não Confiabilidade
  14. Julgamento Pobre e Incapacidade para aprender com experiências pregressas
  15. Incapacidade de se Responsabilizar por Suas Próprias Ações
  16. Casamentos/Relacionamentos de Curta Duração
  17. Egocentrismo e Egoísmo
  18. Parasitismo Social
  19. Ausência de Delírios [“insanité sans delire”]
  20. Falsidade e Insinceridade
  21. Mau comportamento relacionado ao consumo de álcool
  22. Violação de Condicional
  23. Versatilidade Criminal
  24. Ausência de Objetivos de Longo Prazo

3 comentários:

  1. Se a pontuação de uma pessoa com quem me relacionei dá 28, com algumas questões sem saber responder que deixei em branco, significa que ele é um psicopata, certo??? Há algum grupo de apoio às vítimas funcionando no Rio??

    ResponderExcluir
  2. 33 pontos, também deixando algumas de fora. Será realmente isso?

    ResponderExcluir
  3. 3 ou mais... gente... tem mais psicopata solto do que se pode imaginar...

    ResponderExcluir